Depressão e Casamento

Conviver com alguém que sofre de depressão não é algo muito simples, quando o parceiro(a) sofre de depressão é difícil manter e preservar a capacidade de discernir e torna-se quase impossível não se envolver e confundir sentimentos. Lidar com alguém que sofre de mudanças de humor, alterações na personalidade, desânimo, entre outras características é um trabalho árduo e necessita de uma “manutenção pessoal” e muito amor.
Uma das grandes conseqüências que eu percebo é o risco do parceiro tornar-se dependente da situação, alienado-se de todos os seus próprios problemas e não os resolvendo, achando que a única pessoa que tem problema é o depressivo(a).
Talvez a grande "sacada" para conseguir sustentar a relação seja manter os limites e encontrar formas de satisfazer as suas necessidades. É bom lembrar que um relacionamento deve ser bom a ambas as partes, inclusive satisfazendo as necessidades individuais de cada parte.
É bom lembrar também que a depressão é uma doença e merece tratamento como qualquer outra doença, não adianta procurar desculpas para aliviar a dor de quem sente depressão.
Deve-se apenas ouvir, compreender e encorajar a pessoa a procurar ajuda psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário